“era para ser só uma ida ao cabelereiro, mas ao marcar as vírgulas dessa bela canção natalina com o mão, MC Teteu mudou as vidas de todos nós para sempre”
Boa tarde, meu compadecidos! Habemus uma B.O’s pós-apocalíptica. Como todo mundo e suas respectivas mães devem ter ficado sabendo, adentramos uma greve que esculhambou um pouco a rotina normal do departamento (consequentemente, da B.O’s). Nossa querida Jaqueline foi eleita representante dos alunos durante o período, e assumiu outras responsabilidades no caminho (teremos um capítulo só para falar da greve mais adiante, então fica aí com a gente se puder & quiser).
Essa vai ser a última B.O’s do ano, até que retornemos em fevereiro do ano que vem, com as reuniões, novidades, calouros, só coisa boa e linda.
Antes de começar, queríamos desejar um felicíssimo Natal e maravilhoso Ano Novo pra todo mundo! É sempre um prazer estar perto e escrevendo pra vocês. Que 2024 seja tudo que sempre desejamos, para nós e para nosso departamento. Se cuidem, tá? Pulem todas as ondinhas, comam todas as uvas e usem todas as tonalidades duvidosas de branco. Nos vemos do outro lado <3
Sem mais delongas:
Novidadezinhas mix
Aos curiosos, já temos a data definida para o início do nosso ano letivo. Dia 26/02 voltam às aulas, e o encerramento do semestre será dia 02/07.
A prof. Mitika teve que passar por uma cirurgia urgente de catarata, então foi decidido pelo cancelamento da disciplina Fundamentos Teóricos da História (CJE0673). A disciplina é optativa, então não vai prejudicar a grade de ninguém — salvo os alunos que estavam cursando, mas, segundo a professora, está tudo de acordo com eles. Melhoras e forças pra ela! <3
Em vez do Cadu, Wagner e Atílio vão assumir a disciplina Teoria da Comunicação (CJE0508). Por causa dessa mudança, o Wagner pediu para que a opty Projetos em Fotografia Documental (CJE0583) deixasse de ser ofertada, então seguiremos dessa forma no novo-ano.
A prof Rosana foi contempladíssima com uma bolsa Capes e vai realizar um pós-doc no primeiro semestre do ano que vem. Por isso, a disciplina obrigatória Conceitos e Gêneros do Jornalismo e suas Produções Textuais (CJE0657) só vai ser ofertada de novo a partir do segundo semestre (no 1º de 2025 também).
A Grande Mudança da Grade F̶u̶b̶a̶n̶g̶a̶
Ok, todo mundo sabe: se formar em Jornalismo pela USP poderia ser prova de resistência da Fazenda. Não existe aula que participemos, refeição que bandejemos, rolê que frequentemos em que não se escutem reclamações generalizadas sobre a forma como as matérias estão organizadas (sim, sabemos, o começo é tranquilo, e a finaleira faz até marmanjo chorar de bruços).
Também existem muitos pedidos para atualização do curso, considerado extremamente moderno para um jornalista em formação nos anos 70.
O fato é que mudar a grade não é tão fácil quanto se anteciparia. Pensa no efeito dominó: temos uma turma nova entrando todo ano, mais 4 outras turmas que ainda estão em período ideal, dependendo de matérias estabelecidas como obrigatórias. É uma fina dança: quando você aloca uma de lugar, quando tira de um semestre e põe em outro, extingue por completo, enfim, isso tudo afeta 10 turmas de maneira direta. Complexo.
Mas não é porque é difícil que a gente não vai tentar deixar esse rolê melhor para Nossas Gerações Futuras. E no espírito da solene democracia, decidimos abrir este espaço aqui (jumpscare, é um forms) para escutar sugestões, reclamações, demandas, desabafos, enfim, o que quiserem falar sobre a grade horária do CJE.
Esse pedido é *especialmente* pros Jors que já se formaram (nós da B.O’s não compactuamos com etarismo!). Pessoas que passaram pelo curso tem uma visão retroativa mais plena que pode agregar muuuuuuuuuuuuito muito muito mesmo. Se puderem tirar um tempinho para preencher, nos faria muito feliz 🙂
(aos queridos de Edit, estamos elaborando um forms similar que chegará na mão de vocês até o fim dessa semana).
Babel impressa
(Ia pedir para rufarem os tambores, mas já dei a info no intertítulo então hahah)
Conseguimos em reunião de conselho departamental que a revista Babel, disciplina de jornal laboratório do 7º período (para matutinos) e 8º período (para noturnos), será impressa!
A edição que está em fechamento por agora será impressa somente no ano que vem, até porque precisamos cotar as coisas certinho (19319471 burocracias) e porque esse pedido não estava originalmente incluso no relatório de despesas do departamento, MAS vem aí
Acreditamos que a produção textual e gráfica de uma revista é importante para o aprendizado na nossa área, e assim como a produção dos outros jornais laboratórios que são impressos — São Remo, Jornal do Campus e o suplemento claro! —, possui diferenças bem acentuadas que agregam no repertório e portfólio dos alunos. Vitória babelônica
Eventinhos
Estreando esse espacinho na B.O’s para divulgarmos eventos que achamos babilônicos, tutâncamônicos, nabucodonossorianos e que tem tudo a ver com o mundinho jors, edit e CJE. Deixaremos um formulário aberto para que mandem as sugestões de palestras, bate-papos, cursos, programações culturais or just rolês
Ai que delícia o churras de verão 🌞
No espírito de ocupar espaços e reacender o espírito universitário, não poderíamos ir embora sem reiterar que semana que vem acontece O MAIOR EVENTO DO ANO: O Churras de Jor!! (sim, isso é um lobby tremendo. ninguém pode me julgar), que rola no sábado, 16, a partir das 15h, na Prainha ecana. Aqui o forms pra pagar, fica vai ter churrasco, o lineup tá f*da, e super no precinho. Sem esse papo de que já está velho demais pra isso, tá bom? sujeito à paulada.
Alexandre Vannucchi e Ronaldo Queiroz
Ah, outra coisinha que o queridíssimo Blotta pediu para divulgarmos: na sexta, 15, a partir das 15h, rola o lançamento do Projeto Diplomação da Resistência no Instituto de Geociências, em que entregarão diplomas honoríficos de Alexandre Vannucchi e Ronaldo Queiroz, estudantes do IGc que foram vítimas da violência e repressão da ditadura militar (que ano que vem faz 60 anos). O projeto pretende diplomar mais 33 estudantes nos próximos eventos, leia mais aqui.
Editoras de portas abertas no Arouche
Na sexta e sábado, 15 e 16, das 11h às 18h, a revista Quatro Cinco Um (~um lobby tremendo de sof, um lobby tremendo de jaque~) e as editoras Tinta-da-China Brasil e Ubu estarão de portas abertas no largo do Arouche, estação República, para os queridos jors e edits conhecerem a redação, baterem um papo com as equipes sobre bastidores da produção de livros e revistas (ver a jaque trabalhando ao vivo rs’), comprar livros e revistas com descontos e tomar uns cafés especiaisss
Capítulo especial: Greve
Vamos lá. Primeiramente: PRAINHA SEM GRADES É REALIDADE!!!!!!!
já que é pra tombar
Caso alguém queira mais informações sobre tudo que rolou, alguns alunos decidiram começar um jornal independente, A Greve. Aqui nesse link você tem todos os textos publicados, caso queiram ter uma visão interna dos acontecimentos (tanto dos outros institutos quanto na ECA).
Muita coisa aconteceu e muitas águas rolaram. Deixaremos alguns links abaixo relembrando o que foi pra frente (& o que não foi) dentro da universidade. De nossa parte, vimos uma grande retomada da luta estudantil na USP e foi muito encorajador ver tantos rostinhos desse departamento empenhados em construir mais e do melhor.
Associação de Docentes da USP aprova paralisação em apoio à greve dos estudantes
Levantamento de estudantes mostra o impacto da falta de professores em cada instituto da USP
Estudantes ocupam prédio da USP após reitoria ameaçar reprovar grevistas
Greve na USP: estudantes da EACH, última unidade parada, anunciam fim da paralisação estudantil
USP recua de reprovação em massa e aceita retomar negociações com estudantes grevistas
É cansativo, sabemos. Mas foi muito importante. Na mesma assembleia citada anteriormente, ficou acordado entre alunos que a participação discente deve ser ainda mais intensa — e não somente em períodos de greve, mas também no restante do ano. Alunos de Edit, que infelizmente não têm representantes na RD atual, estão convidados para participar de reuniões de conselho departamental e COC e podem sempre nos mandar mensagens. Se quiserem participar, se quiserem que levemos algum pedido, reclamação, ajuda e mais, zap aberto!!
VEM DE ZAP, BEBÊ
[Jaqueline Silva: (11) 94583-9332; Mateus Dias: (32) 98476-2111; Sofia Kercher: (11) 96443-1890; Caio Andrade: (16) 98821-9767]
Quando demos retorno às aulas na última Assembleia que rolou no auditório do CJE, alguns professores, funcionários e alunos estabeleceram que continuaríamos pensando nas demandas que não foram contempladas pelo reitor em um grupo de trabalho do departamento. Se quiser fazer parte dessa construção, escreva para gente! A ideia é que esse projeto saia do papel no ano que vem, quando mais gente estiver (com sorte!) menos atribulada e com o fôlego que surge junto ao novo ano. Força e coragem na luta, camaradas ☭
That’s all, folks! Esperamos vocês na prainha no sábado, bem lindes e preparades para correr quando tocar Dog Days Are Over (essa música combina tanto com final de ano, né? PORRA, 16 DE DEZEMBRO É PARA OS DIAS DE CACHORRO JÁ TEREM ACABADO)
Espero que tenham sentido tantas saudades de nós quanto sentimos de vocês. Beijos, abraços, tchauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu